segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Transformando pequenos espaços!


Espaços pequenos são pouco aproveitados. Neste caso, remover paredes e integrar ambientes pode ser uma ótima solução. Transformar a copa em uma extensão da sala de estar, usando um piso uniforme e um mobiliário curinga, é uma ótima solução para ampliar o espaço e suprir todas as necessidades de um lar.

O desafio nos pequenos imóveis é conseguir esconder a bagunça e manter a casa com ar de organização, é aí que entra a originalidade e as características das pessoas que moram no local.


O próximo passo é pensar na luz. Deixar as aberturas livres para entrada de luz natural e pensar em um bom projeto luminotécnico é o ponto de partida para esta questão. Além disso, utilizar superfícies claras que reflitam a luz e superfícies permeáveis que não bloqueiam o olhar para o restante do ambiente são boas estratégias para manter o espaço amplo. Vale lembrar que ambientes escuros trazem sensação de introspecção e podem parecer menores ainda!

Por fim, o mobiliário e a decoração devem ser pensados de forma prática. Móveis grandes e peças soltas sem função não são bem-vindos em locais pequenos, pois restringem a circulação e poluem visualmente o espaço. Pense em peças multiuso! Pufes que possam servir de mesinha de centro e que também guardam objetos no interior, armários para dividir ambientes são exemplos interessantes. Na decoração, cores claras, espelhos bem localizados, cortinas sem volume são bem-vindos.

Quanto menos espaço, menos móveis. Essa é regra. Se você investe em muitos elementos acabam sobrecarregando os ambientes e dificultando até mesmo a circulação e a integração entre a decoração e a funcionalidade, que são essenciais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário