sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Como escolher a cama ideal!

Quem segue a recomendação médica de dormir pelo menos oito horas por noite vai passar, no mínimo, um terço da vida deitado em uma cama. Nada mais lógico, portanto, do que caprichar na escolha desse móvel. 
Algumas definições devem ser consideradas para não correr o risco de errar nas medidas e proporções.

Distâncias

De uma maneira mais simples, para saber em qual parede a cabeceira da cama ficará encostada, pegue a trena e meça o seu quarto. A parede da janela deve ser evitada, mas se essa for a única disposição possível, lembre-se que o acesso à janela ficará restrito.
A distância lateral entre a cama e a parede deve ser de no mínimo 70cm. Se ela estiver ao lado de um guarda-roupa, verifique se há espaço suficiente para a abertura da porta. Se você tem muito problema de espaço, essa distância pode diminuir para 60cm, mas é o limite! Menor que isso já fica desconfortável demais para a circulação.

Cama Box ou com Cabeceira?
















A cama Box tem sido a mais usada, por serem as mais confortáveis e com maior variedade disponível no mercado. Como ela é só o colchão, você vai precisar comprar ou mandar fazer uma cabeceira que seja fixada na parede, ou ter alguma outra idéia para fazer esse arremate entre o colchão e a parede.
Comprar uma cama pronta também é uma boa opção. A cama com cabeceira é mais tradicional. Existem modelos lindos para vender, geralmente de madeira (clara ou escura). O estilo é bem pessoal e pode variar do mais clássico e todo trabalhado ao mais moderno de linhas retas.
Se você tem pouco espaço, cuidado com as camas com cabeceira, pois alguns modelos aumentam de 10 a 20cm no seu comprimento e/ou largura. Outra solução são as camas com gavetões embaixo, que podem ajudar muito na hora de guardar as roupas de cama.

Tamanho da cama

Para facilitar na hora de comprar jogos de cama (colchas e lençóis), o ideal é investir em camas de tamanhos que atendam aos padrões brasileiros:

cama super king - 193 x 203cm ( é a king americana)
cama king nacional - 186 x 198cm
cama queen - 158 x 198cm (um dos tamanhos mais usado para casal)
cama casal padrão - 138 x 188cm
cama solteirão - 100 x 203cm
cama solteiro padrão – 88 x 188cm (esse é o padrão atual, antes era de 78cm)

Existe ainda a cama viúva de 128 x 188cm, mas é pouco comercializada; e a king split de 200 x 203 cm, que é a maior cama “padrão” comercializada, composta por duas camas de solteirão. Vale lembrar que camas muito grandes ou de tamanhos especiais, além de mais caras, trazem mais dificuldade na hora de encontrar jogos de cama que encaixem perfeitamente no colchão.

Colchão

Escolher um bom colchão é fundamental, afinal passamos uma grande parte da nossa vida nele. Não existe regra se ele deve ser duro ou macio, mas deve ter o suporte correto às suas necessidades e costumes pessoais de conforto. No colchão adequado, a coluna permanece reta durante o sono, sem ceder ao peso do corpo ou forçar a musculatura e os ossos. A durabilidade depende do modelo, se for de espuma, normalmente irá durar de 2 a 3 anos, podendo chegar até a 5 anos nos modelos certificados pelo Inmetro. Se for de molas, normalmente irá durar de 5 anos a 10 anos (dependendo do modelo).
O Inmetro tem uma tabela bem interessante que mostra qual o tipo de colchão que você deve comprar levando em consideração peso e densidade!

O colchão deve ser adequado ao biotipo (relação peso/altura) de cada pessoa; deve ser firme e flexível, isto é, ser confortável e ao mesmo tempo dar a sustentação suficiente para suportar todo o peso do corpo sem ceder, proporcionando uma posição ortopedicamente correta que apoie o corpo e minimize os esforços musculares durante o repouso.
A tabela a seguir, transcrita da Norma NBR 13579 - Colchão e colchonete de espuma flexível de poliuretano, descreve a adequação entre biotipo e densidade (D) do colchão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário